terça-feira, 30 de novembro de 2010

Gabriella Elizabete em: A VIDA COMO ELA É

A competição é algo que existe desde a origem dos primeiros seres vivos na terra. Nossos antepassados já se deparavam com situações que exigiam certa força e coragem. Era uma questão de sobrevivência, onde o mais forte, pelo menos naquele momento, vence e ganha algo em troca.
Hoje, o cenário mudou, mas ainda continuamos numa selva onde tudo vale pela liderança. Isso é a visão de pessoas incapazes de ver que o mundo não gira em torno do seu próprio umbigo. A competição é algo que mexe com o ser humano, ela é essencial para que as pessoas valorizem ainda mais o seu trabalho ou talento. No entanto, os princípios e os valores devem sobrepor em qualquer situação.
Maquiavel já dizia: “os fins justificam os meios”. Penso eu: será que realmente os fins justificam os meios? Será que vale a pena passar por cima dos outros usando meios que não condizem com os bons costumes? Ou, será que num mundo globalizado, onde ninguém respeita o outro, deve-se jogar com as mesmas armas? São perguntas difíceis de serem respondidas, mas, particularmente, tenho em minha concepção que respeitar a outra parte vale mais do que qualquer vitória. Prefiro perder uma competição e dormir de consciência tranqüila do que ganhar e saber que não merecia.
Manter a amizade ou uma boa convivência com a outra parte é mais importante do que qualquer competição. Amigos são pessoas que Deus coloca na nossa vida por algum motivo. Assim, tê-los é uma dádiva de Deus, perdê-los por motivos fúteis é um preço muito alto por uma alegria de segundos.
Talvez, esteja sendo ingênua com essa visão. Porém, não quero aplausos por alguns segundos para no outro dia não poder contar com verdadeiras amizades. Prefiro uma competição saudável, onde os valores e bons costumes que aprendi com meu pais não sejam infligidos, pois esses valem mais do que ouro, ou melhor, não possuem preço.
O verdadeiro campeão em uma competição é aquele que sabe ganhar com humildade e com classe. O que reconhece a derrota, também é um campeão, mas aprende muito mais do que o vitorioso. Pois este sabe levantar a cabeça e principalmente sabe o caminho que não leva a vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário