terça-feira, 30 de novembro de 2010

Nara Lydiane em: O VERDADEIRO SINÔNIMO DE JUSTIÇA

A vida é realmente uma caixa cheia de surpresas. Quando você acha que se conhece, quando você acha que conhece os outros... Pronto! Do nada, a partir de uma decisão, tudo muda. Parece muito simples, você quer concluir um curso superior, e para isso tem que cursar disciplinas obrigatórias e eletivas. Aí, você se matricula, e no dia em que vai à aula, o professor diz logo: - Não pensem que vai ser moleza, é uma disciplina eletiva que vai exigir muito de vocês. Claro que não foram exatamente essas as palavras, mas o sentido foi esse.
Você para, pensa, e se pergunta: - E agora? Eu poderia muito bem desistir, cursar uma disciplina obrigatória, mas não! Naquele momento me senti desafiada. As palavras do professor me fizeram perceber que eu não queria ser a pessoa que desistiu por medo ou porque não queria ter trabalho, eu queria ver até onde eu poderia ir!
Pensei que seria uma forma de superar meus limites que, nesses três anos e meio nunca tinham sido colocados tão à prova. Aquela disciplina não era igual às outras, eu teria que me expor não com a teoria, mas com a prática. Foram passando os dias, os jogos, e eu pude conhecer melhor a mim e aos outros, pois à medida que eu era sendo posta à prova, os outros também eram. Eu me sentir num reality show, pois ouvi várias vezes, quando alguns colegas eram questionados por algumas atitudes: - Isso é só um jogo. Aí eu compreendi que mesmo em um confinamento, todos continuam sendo pessoas de carne e osso e que elas vivem sim naquela realidade. Não dá pra separar: - Eu sou assim, mas aqui agirei de outro modo. Pelo menos pra mim! Se não concordo com determinadas coisas na minha vida, não vou concordar só porque estou “num jogo”.
Passados os jogos, percebi que consegui superar os meus limites, digo mais, fui além do que podia imaginar, criei vínculos com pessoas que nem mesmo conhecia, mas que se tornaram grandes aliadas, além disso pude realmente vivenciar uma das palavras que acho mais importantes na vida: EMPATIA, pois muitas vezes, apesar de não concordar com as pessoas, consegui me colocar no lugar delas. Com isso, conclui que empatia é sinônimo de justiça.
E agora, tive que cumprir uma última atividade que se me tivesse sido dada há três meses atrás talvez me deixasse preocupada, pois fazer um texto sobre qualquer assunto é amplo demais pra quem viveu presa a bibliografias, mas depois de tantos desafios acabou sendo prazeroso, pois fazê-lo me fez ter a confirmação que precisava de que há três meses atrás, quando eu decidi superar meus limites eu estava certa, pois eu realmente consegui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário